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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência de ensino investigativa : alfabetização científica e a participação das mulheres nas ciências nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Investigative teaching sequence : scientific literacy and women's participation in science in the final years of elementary school
Autor: Castilho, Pollyana Moreira de 
Primeiro orientador: Miranda, Sabrina do Couto de
Primeiro membro da banca: Miranda, Sabrina do Couto de
Segundo membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Terceiro membro da banca: Silva, Camila Silveira da
Resumo: Esta dissertação objetivou investigar como a abordagem histórica da presença das mulheres nas Ciências pode ser utilizada como tema gerador para promover a Alfabetização Científica e a Educação para a Cidadania Global (construção de valores) entre estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi estruturada em sete capítulos que articulam fundamentos teóricos, revisões sistemáticas, desenvolvimento de produto educacional e sua aplicação em contexto real de ensino. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana, bem como de Lucia Helena Sasseron e Anna Maria Pessoa de Carvalho no campo da Alfabetização Científica. A investigação envolveu uma revisão sistemática da literatura sobre a representatividade feminina nas ciências e outra sobre produtos educacionais voltados à valorização das mulheres cientistas. Como resultado foi desenvolvido um produto educacional composto por uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e um jogo de cartas intitulado “Aprendendo com as Cientistas”, voltados à desconstrução de estereótipos, à valorização da diversidade e ao fortalecimento do pensamento crítico. A SEI compreende um total de sete aulas com atividades diversificadas. O jogo foi aplicado em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental, em uma escola parceira da rede estadual de ensino da cidade de Aparecida de Goiânia e envolveu 33 estudantes. A SEI completa foi aplicada com outros 44 estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental, da mesma escola parceira. Assim, a pesquisa de campo impactou de forma direta um total de 77 estudantes da educação básica. A análise dos dados, por meio de produções escritas, mapas mentais, desenhos, apresentações criativas e questionários, demonstrou avanços significativos na compreensão dos estudantes sobre o papel das mulheres nas ciências, no desenvolvimento de habilidades de argumentação, representação visual e produção coletiva. Evidenciou-se também a ressignificação da imagem do(a) cientista e o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Conclui-se que práticas pedagógicas contextualizadas, sensíveis à questão de gênero e à diversidade, são capazes de contribuir para uma educação mais inclusiva, equitativa e crítica, promovendo a formação de sujeitos conscientes e comprometidos com a transformação social.
Abstract: This dissertation aimed to investigate how the historical approach to the presence of women in science can be used as a generating theme to promote scientific literacy and global citizenship education(building values) among students in the final years of elementary school. The research, which is qualitative in nature, was structured into seven chapters that combine theoretical foundations,systematic reviews, the development of an educational product and its application in a real teaching context. The theoretical framework is based on the contributions of Paulo Freire and Humberto Maturana, as well as Lucia Helena Sassoon and Anna Maria Pessoa de Carvalho in the field of Scientific Literacy. The research involved a systematic review of the literature on female representation in the sciences and another on educational products aimed at valuing female scientists. As a result, an educational product was developed consisting of an Investigative Teaching Sequence (SEI) and a card game entitled “Learning with Women Scientists”, aimed at deconstructing stereotypes, valuing diversity and strengthening critical thinking. The SEI comprises a total of seven lessons with diversified activities. The game was applied to a 6th grade class at a partner school in the state education network in the city of Aparecida de Goiânia and involved 33 students. The complete SEI was applied to another44 students from the 6th year of elementary school at the same partner school. The field research thus had a direct impact on a total of 77 primary school students. Data analysis, using written productions,mind maps, drawings, creative presentations and questionnaires, showed significant progress in the students' understanding of the role of women in science, in the development of argumentation skills,visual representation and collective production. There was also evidence of the re-signification of the image of the scientist and the active involvement of the students in the construction of knowledge. The conclusion is that contextualized pedagogical practices which are sensitive to gender issues and diversity are capable of contributing to a more inclusive, equitable and critical education, promoting the formation of subjects who are aware of and committed to social transformation.
Palavras-chave: Mulheres cientistas
Alfabetização científica
Educação básica
Cidadania global
Ensino investigativo
Women scientists
Scientific literacy
Basic education
Global citizenship
Investigative teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: CASTILHO, P. M. Sequência de ensino investigativa: alfabetização científica e a participação das mulheres nas ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1760
Data de defesa: 10-Mai-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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