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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação financeira e o processo de ensino aprendizagem de ciências e matemática a partir das metodologias ativas
Autor: Borges, Andréia Alves de Carvalho
Primeiro orientador: Miranda, Sabrina do Couto de
Primeiro membro da banca: Miranda, Sabrina do Couto de
Segundo membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Terceiro membro da banca: Miranda, Fabiano Boaventura de
Resumo: A implementação dos Temas Contemporâneos Transversais nas escolas brasileiras foi impulsionada pela homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Educação Financeira, embora não seja um tema novo, ganhou destaque no cenário educacional brasileiro após sua inclusão como habilidade obrigatória na BNCC. Essa obrigatoriedade estimulou a produção acadêmica e ampliou discussões sobre sua importância na formação de cidadãos conscientes e preparados para lidar com os desafios econômicos da vida cotidiana. Reconhecida pela OCDE como um processo essencial para a tomada de decisões financeiras responsáveis, a Educação Financeira também está presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Diante do exposto este trabalho buscou responder a seguinte pergunta: De que forma as metodologias ativas e a abordagem interdisciplinar de ensino (envolvendo ciências e matemática) podem promover a aprendizagem de conhecimentos básicos de Educação Financeira dos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais? Assim, o presente estudo objetivou analisar como as metodologias ativas e a abordagem interdisciplinar de ensino (envolvendo ciências e matemática) podem ser empregadas na aprendizagem de conhecimentos básicos de Educação Financeira de estudantes do Ensino Fundamental, anos iniciais. Para responder aos objetivos específicos a dissertação foi organizada em quatro capítulos. O capítulo 01 objetivou discutir os conceitos de Educação Financeira que têm sido trabalhados na Educação Básica. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. O capítulo 02 objetivou entender a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem e suas implicações no contexto educacional. E ainda investigar como as Metodologias Ativas podem favorecer a promoção da Educação Financeira no Ensino Fundamental, anos iniciais. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica. O capítulo 03 traz a proposta de Produto Educacional (PE) que foi elaborada no contexto da dissertação com base no referencial teórico estudado. O Produto Educacional compreende uma Sequência Didática (SD) com foco em abordar a Educação Financeira na Educação Básica, estabelecendo uma ponte interdisciplinar entre as Ciências da Natureza e a Matemática. O PE também possui dois jogos, um digital e um de tabuleiro, que podem ser utilizados dentro da SD e ainda de forma independente. No último capítulo apresentamos resultados da validação do PE que foi aplicado no contexto real de ensino de uma escola pública da rede municipal do interior de Goiás. A validação compreendeu um total de 32 alunos dos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Goiás. Os dados analisados mostraram que o produto tem o potencial de mobilizar a participação ativa dos alunos e potencializar o processo de ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar.
Abstract: The implementation of Transversal Contemporary Themes in Brazilian schools was driven by the approval of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Although Financial Education is not a new subject, it gained prominence in the Brazilian educational landscape after being included as a mandatory skill in the BNCC. This requirement stimulated academic production and expanded discussions on its importance in shaping conscious citizens who are prepared to deal with the economic challenges of everyday life. Recognized by the OECD as an essential process for responsible financial decision-making, Financial Education is also present in the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs). Given this context, this study sought to answer the following question: How can active methodologies and an interdisciplinary teaching approach (involving science and mathematics) promote the learning of basic Financial Education concepts among elementary school students in the early years? Thus, the present study aimed to analyze how active methodologies and an interdisciplinary teaching approach (involving science and mathematics) can be employed in the learning process of basic Financial Education concepts among elementary school students in the early years. To address the specific objectives, the dissertation was organized into four chapters. Chapter 1 aimed to discuss the concepts of Financial Education that have been explored in Basic Education through a systematic literature review. Chapter 2 sought to understand the importance of interdisciplinarity in the teaching-learning process and its implications in the educational context, as well as investigate how Active Methodologies can facilitate the promotion of Financial Education in elementary education. For this purpose, a bibliographic review was conducted. Chapter 3 presents the proposed educational product, developed within the context of the dissertation, based on the theoretical framework studied. The Educational Product consists of a Didactic Sequence (DS) focused on addressing Financial Education in Basic Education, establishing an interdisciplinary bridge between Natural Sciences and Mathematics. The educational product also includes two games—a digital game and a board game—that can be used within the DS or independently. Finally, the last chapter presents the results of the validation of the educational product, which was implemented in the real teaching context of a public school in a municipal network in interior Goiás, Brazil. The validation involved a total of 32 students from 4th and 5th grades of elementary education in a municipal school in Goiás. The analyzed data demonstrated that the product has the potential to mobilize active student participation and enhance the teaching-learning process in an interdisciplinary manner.
Palavras-chave: Educação financeira
Metodologias ativas
Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
Financial education
Active methodologies
Interdisciplinarity
Elementary education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: BORGES, Andréia Alves de Carvalho. A educação financeira e o processo de ensino aprendizagem de ciências e matemática a partir das metodologias ativas. 2025. 19 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1790
Data de defesa: 28-Mai-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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