Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1820
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programa Alfamais Goiás: uma análise das perspectivas político ideológicas e educacional curricular |
Título(s) alternativo(s): | Alfamais Goiás Program: an analysis of the political-ideological and educational curricular perspectives |
Autor: | Reis, Denise Xavier dos ![]() |
Primeiro orientador: | Quiroga, Fernando Lionel |
Primeiro membro da banca: | Quiroga, Fernando Lionel |
Segundo membro da banca: | Ferreira, João Roberto Resende |
Terceiro membro da banca: | Silva, Claudionor Renato |
Resumo: | O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Processos Educativos, Linguagem e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A pesquisa tem como objetivo analisar o Programa AlfaMais Goiás, investigando suas perspectivas político-ideológicas e educacional curricular, à luz de um referencial crítico que inclui os estudos de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter analítico-descritivo, fundamentado na análise documental e bibliográfica, que busca compreender de que maneira a estrutura do Programa se alinha – ou se distancia – das concepções dialógicas e emancipadoras da alfabetização. Como principais referências teóricas, utilizam-se os conceitos de dialogismo e consciência crítica, contrastados com a influência do neoliberalismo na formulação e execução de políticas públicas educacionais. Os resultados indicam que, embora o AlfaMais Goiás reivindique uma abordagem enunciativo discursiva para a alfabetização, sua implementação revela características tecnicistas e estruturadas em uma lógica mercantilizada da educação. O estudo conclui que há uma desconexão no interior do próprio discurso teórico do programa em suas propostas práticas organizativas e pedagógicas, que priorizam avaliação padronizada e desempenho quantitativo em detrimento de uma formação crítica e contextualizada. Dessa forma, a pesquisa aponta para a necessidade de ressignificação da política de alfabetização do AlfaMais, de modo que garantam a efetiva alfabetização das crianças na perspectiva da interação dialógica no processo educativo voltado ao contexto goiano. |
Abstract: | This work is part of the Educational Processes, Language, and Technologies research line of the Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language, and Technologies at the State University of Goiás (UEG). The research aims to analyze the AlfaMais Goiás Program, investigating its political, ideological, and educational curricular perspectives, in light of a critical framework that includes the studies of Paulo Freire and Mikhail Bakhtin. This is a qualitative, analytical-descriptive study, based on documentary and bibliographic analysis, which seeks to understand how the Program's structure aligns with—or diverges from—dialogical and emancipatory conceptions of literacy. The main theoretical frameworks are the concepts of dialogism and critical consciousness, contrasted with the influence of neoliberalism on the formulation and implementation of public education policies. The results indicate that, although AlfaMais Goiás advocates an enunciative-discursive approach to literacy, its implementation reveals technical characteristics structured within a commercialized logic of education. The study concludes that there is a disconnect within the program's theoretical discourse and its practical organizational and pedagogical proposals, which prioritize standardized assessment and quantitative performance over critical and contextualized training. Thus, the research highlights the need to reframe AlfaMais's literacy policy to ensure effective literacy for children from the perspective of dialogic interaction in the educational process tailored to the Goiás context. |
Palavras-chave: | Alfabetização - Políticas educacionais - Educação crítica Alfabetização - Neoliberalismo Alfabetização - Dialogismo Literacy - Educational policies - Critical education Literacy - Neoliberalism Literacy - Dialogism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
Citação: | REIS, Denise. Programa Alfamais Goiás: uma análise das perspectivas político ideológicas e educacional curricular. 2025.140f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1820 |
Data de defesa: | 22-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_DISSERTAÇÃO DENISE XAVIER Reis .docx.pdf | Dissertação - IELT | 4,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.