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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1827
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação antirracista na licenciatura em geografia da Universidade Estadual de Goiás : transformações na matriz curricular e na prática docente |
Título(s) alternativo(s): | Anti-racist education in the degree in geography at the State University of Goiás : transformations in the curricular matrix and in teaching practice |
Autor: | Brandão, Sebastião Adilson Dionizio ![]() |
Primeiro orientador: | Marques, Ana Carolina de Oliveira |
Primeiro coorientador: | Melo, Thiago Sebastião de |
Primeiro membro da banca: | Marques, Ana Carolina de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Ricardo Junior de Assis Fernandes |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Adao Francisco de |
Resumo: | O apagamento da história, dos saberes e fazeres negros do Brasil é uma forma de manter as pessoas pretas e pardas subalternizadas em suas relações e territorialidades, alcançando escolhas pedagógicas e formulações curriculares. Em que pese, nos últimos anos, inclusive por previsão da Lei 10.639/2003, a história e cultura afro-brasileira tenha passado a integrar as diretrizes e bases da educação, as nuances sobre as práticas pedagógicas que envolvem a educação antirracista ainda são recentes e estão em constante (des)construção. Especificamente, buscou-se: Delimitar um conjunto de autores e obras de geógrafos clássicos, contemporâneos e educadores que se destacam no estudo e teorização da questão racial; avaliar os efeitos da presença ou ausência desses autores, temas e obras na matriz curricular dos cursos de geografia; apresentar contribuições para a educação geográfica antirracista. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de construir práticas e conteúdos que valorizem saberes afro-brasileiros e contribuam para a formação de professores críticos, alinhados aos compromissos constitucionais e aos direitos humanos. Problema de pesquisa: Como a formação de professores em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem incorporado, nos currículos (matrizes de 2015 e 2020), a pauta antirracista? Objetivo Geral: Analisar de que forma os currículos da licenciatura em Geografia da UEG, incorporam a educação antirracista. Objetivos Específicos: 1. Compreender os fundamentos históricos e as bases legais do combate ao racismo no Brasil; 2. Identificar em que medida as matrizes curriculares (2015 e 2020) contemplam conteúdos étnico-raciais; 3. Avaliar práticas docentes e propostas pedagógicas antirracistas por meio de discussões, leituras e entrevista; 4. Propor recomendações para aprimorar a incorporação transversal da pauta antirracista. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, combinando: Levantamento bibliográfico em autores de Geografia crítica, estudos étnico-raciais e legislação; Análise documental das ementas e projetos pedagógicos das matrizes curriculares de Geografia (2015 e 2020); Entrevista semiestruturada com a professora Dra. Lorena Francisco de Souza, para coleta de percepções e práticas pedagógicas; Participação em eventos e espaços de diálogo e construção da educação antirracista, como: “Pretagogia na Formação da Identidade Negra” (Grupo Anime, UFJF); “Educação Antirracista” com a profa. Bárbara Carine Soares Carneiro (UFBA); Estudos promovidos pelo Grupo Dona Alzira; apresentações musicais trazendo a cultura negra, em eventos acadêmicos e culturais, entre outros. A Dissertação foi estruturada da seguinte forma: Capítulo 1: Racismo/ Escravização/Ideologização; Capítulo 2: O Curso de Geografia da Universidade Estadual em Discussão: Uma Proposta de Educação Antirracista? Capítulo 3: Pensando a Prática Docente e as Abordagens Educacionais Antirracistas; 4: Considerações sobre a Entrevista com a Professora Dra. Lorena Francisco de Souza; 5: Considerações Finais; Referências e Anexos. |
Abstract: | The erasure of Black history, knowledge, and practices in Brazil is a way of keeping Black and brown people subordinated in their relationships and territorialities, affecting pedagogical choices and curricular formulations. Although, in recent years, including through the provision of Law 10.639/2003, Afro-Brazilian history and culture have become part of the guidelines and foundations of education, the nuances of pedagogical practices involving anti-racist education are still recent and constantly being (de)constructed. Specifically, the aim was to: Delimit a set of authors and works by classical and contemporary geographers and educators who stand out in the study and theorizing of the racial issue; evaluate the effects of the presence or absence of these authors, themes, and works in the curricula of geography courses; and present contributions to anti-racist geographic education. This research is justified by the need to develop practices and content that value Afro-Brazilian knowledge and contribute to the training of critical teachers, aligned with constitutional commitments and human rights. Research Problem: How has Geography teacher training at the State University of Goiás (UEG) incorporated the anti-racist agenda into its curricula (2015 and 2020 curricular matrices)? General Objective: To analyze how the UEG Geography undergraduate curriculum incorporates anti-racist education. Specific Objectives: 1. To understand the historical foundations and legal bases for combating racism in Brazil; 2. To identify the extent to which the curricular matrices (2015 and 2020) include ethnic-racial content; 3. To evaluate anti-racist teaching practices and pedagogical proposals through discussions, readings, and interviews; 4. To propose recommendations to improve the cross-curricular incorporation of the anti-racist agenda. The research uses a qualitative approach, combining: a bibliographic survey of authors on critical geography, ethnic-racial studies, and legislation; a documentary analysis of the syllabi and pedagogical projects of the geography curricula (2015 and 2020); a semi-structured interview with Professor Dr. Lorena Francisco de Souza, to gather perceptions and pedagogical practices; participation in events and spaces for dialogue and construction of anti-racist education, such as: "Pretagogy in the Formation of Black Identity" (Grupo Anime, UFJF); "Anti-Racist Education" with Professor Bárbara Carine Soares Carneiro (UFBA); studies promoted by Grupo Dona Alzira; musical performances showcasing Black culture at academic and cultural events, among others. The dissertation was structured as follows: Chapter 1: Racism/Enslavement/Ideologization; Chapter 2: The Geography Course at the State University under Discussion: A Proposal for Anti-Racist Education? Chapter 3: Thinking about Teaching Practice and Anti-Racist Educational Approaches; 4: Considerations on the Interview with Professor Dr. Lorena Francisco de Souza; 5: Final Considerations; References and Annexes. |
Palavras-chave: | Geografia antirracista Geografia crítica Pretagogia Antiracist geography Critical geography Pretagogy |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia |
Programa: | Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia |
Citação: | BRANDÃO, Sebastião. Educação antirracista na licenciatura em geografia da Universidade Estadual de Goiás: transformações na matriz curricular e na prática docente. 2025. 90 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1827 |
Data de defesa: | 30-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTACAO_SEBASTIAO_ADILSON_DIONIZIO_BRANDAO.pdf | Dissertação | 1,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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