Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1835
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da experiência docente na identificação de estudantes com altas habilidades ou superdotação
Título(s) alternativo(s): The influence of teaching experience on the identification of students with giftedness or high abilities
Autor: Rocha, Kleine Jose da
Primeiro orientador: Almeida, Francisco Alberto Severo de
Resumo: A pesquisa investiga como a experiência do professor regente da Educação Básica influencia a identificação de estudantes com altas habilidades ou superdotação (AHSD), considerando seu conhecimento e formação. A pesquisa fundamenta-se nas teorias de Renzulli, com sua Teoria dos Três Anéis, e de Gardner, com a Teoria das Inteligências Múltiplas, que são o eixo central da análise teórica. Essas teorias evidenciam a importância de práticas pedagógicas sensíveis às especificidades desses estudantes, ressaltando a necessidade de uma formação docente contínua e de uma gestão escolar democrática e inclusiva. O estudo analisa a percepção docente sobre as características acadêmicas e criativo produtivas desses estudantes. De abordagem quantitativa, a pesquisa utilizou questionários aplicados a professores regentes dos municípios do entorno sul do Distrito Federal, cujos dados serão processados com os softwares R e Excel, garantindo a confiabilidade dos resultados por meio de testes estatísticos. O estudo buscou oferecer subsídios para a formação docente e o aprimoramento de políticas públicas voltadas à identificação e ao atendimento adequado desses discentes, promovendo um ensino mais inclusivo e alinhado às necessidades do público com AHSD. Este estudo confirma, de forma estatisticamente significativa, relações consistentes entre a avaliação pedagógica realizada pelos docentes e a identificação de diferentes dimensões da superdotação nos estudantes. As correlações de Pearson indicaram associações fortes entre a avaliação docente e as altas habilidades acadêmicas (r = 0,79) e, ainda mais expressivas com as habilidades criativo-produtivas (r = 0,91), ambas com p-valor < 0,001, corroborando a robustez dos achados.
Abstract: The research investigates how the classroom teacher’s (regent) experience in Basic Education influences the identification of students with high abilities or giftedness (HAG/S), considering their knowledge and training. The study is grounded in Renzulli’s theory, with the Three-Ring Model, and Gardner’s Theory of Multiple Intelligences, which constitute the central axis of the theoretical framework. These theories highlight the importance of pedagogical practices sensitive to the specificities of these students, stressing the need for ongoing teacher training and for a democratic and inclusive school management. The study analyzes teachers’ perceptions of the academic and creative-productive characteristics of these students. Adopting a quantitative approach, the research used questionnaires administered to regent teachers in the municipalities of the southern surrounding area of the Federal District (Distrito Federal). The data will be processed with R and Excel software, ensuring the reliability of the results through statistical tests. The study aimed to provide subsystems to inform teacher training and the improvement of public policies aimed at the identification and appropriate support for these students, promoting a more inclusive education aligned with the needs of the HAG/S population. This study confirms, in a statistically significant manner, consistent relationships between. teachers’ pedagogical assessment and the identification of different dimensions of giftedness in students. Pearson correlations indicated strong associations between the pedagogical assessment and high academic abilities (r = 0.79) and, even more expressive with creative-productive abilities (r = 0.91), both with p-values < 0.001, corroborating the robustness of the findings.
Palavras-chave: Altas habilidades - Identificação
Superdotação - Identificação
Formação de professores
Inteligências múltiplas
High abilities - Identification
Teacher training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: ROCHA, Kleine Jose da. A influência da experiência docente na identificação de estudantes com altas habilidades ou superdotação. 2025.88 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1835
Data de defesa: 29-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Kleine.pdfDissertação_Kleine1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.