Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Priscilla Gomes dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7383698333203305por
dc.contributor.advisor1Quiroga, Fernando Lionel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8336467140213369por
dc.contributor.referee1Quiroga, Fernando Lionel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8336467140213369por
dc.contributor.referee2Abreu, Sandra Elaine Aires de-
dc.contributor.referee3Araújo, Cláudia Helena dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-21T17:46:11Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.identifier.citationSANTOS, PRISCILLA. Midia e representações docentes na sociedade do cansaço. 2025. 137f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis.GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1860-
dc.description.resumoO profissional docente situa-se em um contexto escolar advindos de intensa proliferação de (des) informações por meios midiáticos, e agora, com a rápida difusão tecnológica no Brasil desde pelo menos os anos 1980, é marcado por sucessivos colapsos que culminaram na crise de sua própria representação profissional. Sob essa perspectiva, a discussão desta pesquisa parte da influência que a mídia tem nesse processo, sobre a imagem que se constrói do professor na contemporaneidade. Qual imagem é essa? Ela beneficia a quem? Quais são as razões e os interesses subjacentes desta imagem? Sob tais reflexões, a partir de análise prototípica, a presente pesquisa analisa a imagem do professor criada pela mídia, analisa as representações sobre professores fomentadas nesse contexto de crise, a partir do conceito cunhado por Byung-Chul Han (2015): sociedade do cansaço. Nosso objetivo central é compreender o fenômeno do cansaço e esgotamento laboral do professor, a partir das representações sociais que esses profissionais tem de sua atuação, enquanto fenômeno social, identificando, ainda, como a intensificação do trabalho docente, aliada às condições estruturais de desenvolvimento da profissão, proporciona prejuízos para a saúde física, emocional e psicológica desses profissionais. Discute-se como a mídia trabalha no sentido de desenvolver representações sociais que criam uma imagem negativa desses profissionais para a sociedade. Durante o tempo de análise, compomos o corpus adotando dois critérios: recorte temático e recorte temporal. Contemplam o recorte temático os textos que tratam sobre educação, professor e intensificação do trabalho docente. Quanto ao recorte temporal, são considerados os textos publicados durante o período compreendido no mês de maio de 2023, mês em que a série “Missão Professor” foi publicada. Seguimos uma abordagem qualitativa, pois o presente trabalho não avalia apenas dados estatísticos, mas analisa também a qualidade do exercício, buscando assim a reflexão sobre o papel docente. Este trabalho se baseia a partir de pesquisa de cunho documental, que analisa a série de reportagens intitulada “Missão Professor”, publicada no mês de maio em 2023 pelo Jornal Folha de São Paulo após diversos ataques ocorridos nas escolas, no período pós- pandemia, após serem reabertas. O estudo revelou que a mídia reforça estereótipos negativos sobre a docência, contribuindo para a desvalorização da profissão e o enfraquecimento da identidade profissional dos professores. Constatou-se que esses trabalhadores enfrentam precariedade estrutural, intensificação de tarefas, sobrecarga burocrática, perda do tempo de lazer, além de violência física e psicológica no ambiente escolar, fatores que têm gerado adoecimento, estresse laboral e síndrome de Burnout. Tais condições resultam em medo, abandono da carreira e comprometimento da qualidade do ambiente educacional.por
dc.description.abstractThe teaching professional is situated in an educational context marked by the intense proliferation of (mis)information through media channels, and rapid technological diffusion in Brazil, since at least the 1980s, a series of successive collapses culminated in the crisis of its own professional representation. Therefore, the discussion of this research starts from the influence that the mainstream media exerts in this process, on the teacher’s representation that is constructed in contemporary times. What image is this? Who benefits from it? What are the reasons and interests underlying this representation? Under such reflections, from a prototypical analysis, this research analyzes the image of the teacher created by the media and also analyzes the representations about teachers created in this crisis-ridden context, based on the concept theorized by Byung-Chul Han in his work published in 2015 called Burnout Society. Our central objective is to understand the phenomenon of teacher fatigue and occupational burnout through the lens of the social representations that educators construct about their own professional practice, recognizing it as a social phenomenon. We also seek to identify how the intensification of teaching work, coupled with the structural conditions under which the profession develops, undermines teachers’ physical, emotional, and psychological well-being. Furthermore, the discussion examines how the media contributes to shaping social representations that reinforce a negative image of these professionals within society. During the analysis period, we composed the corpus by adopting two criteria: thematic section and temporal section. The thematic section includes texts that deal with education, teachers, and the intensification of teaching work load. As for the temporal section, it emplots texts published during the period of May 2023, the month in which the Missão Professor series was published. This article adopts a qualitative approach, as this work does not only evaluate statistical data, but also analyzes the quality of the professional practice, thus seeking to reflect on the teaching role. This study is based on a documentary research, which analyzes the series of reports entitled “Missão Professor” (Mission: Teacher), which was published in May 2023 by the Folha de São Paulo newspaper after several attacks occurred in schools in the post-pandemic period, in which schools were reopened. The study revealed that the media reinforces negative stereotypes about teaching, thereby contributing to the devaluation of the profession and the weakening of teachers’ professional identity. It was found that these workers face structural precariousness, task intensification, bureaucratic overload, loss of leisure time, as well as physical and psychological violence in the school environment—factors that have led to illness, occupational stress, and Burnout syndrome. Such conditions result in fear, career abandonment, and the deterioration of the quality of the educational environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2025-10-21T17:45:19Z No. of bitstreams: 2 7-DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL priscilla gomes.pdf: 2178017 bytes, checksum: 72c30d9b68d103e7e6b0e2f14e96a219 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2025-10-21T17:46:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 7-DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL priscilla gomes.pdf: 2178017 bytes, checksum: 72c30d9b68d103e7e6b0e2f14e96a219 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-21T17:46:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 7-DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL priscilla gomes.pdf: 2178017 bytes, checksum: 72c30d9b68d103e7e6b0e2f14e96a219 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociedade do cansaço - Missão professorpor
dc.subjectRepresentações sociais - Missão professor - Mídiapor
dc.subjectburnout society - Missão professor - Midiaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpor
dc.titleMidia e representações docentes na sociedade do cansaçopor
dc.title.alternative“Media and Teacher Representations in the Burnout Society”eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7-DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL priscilla gomes.pdfDissertação - IELT2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.