Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1776
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas criativas: percepções de professores do Ensino Fundamental II em um colégio estadual da cidade de Anápolis-GO
Título(s) alternativo(s): Creative pedagogical practices: perceptions of lower secondary school teachers at a state school in Anápolis, Brazil
Autor: Dias, Franciele Lourenço
Primeiro orientador: Suanno, João Henrique
Primeiro membro da banca: Suanno, João Henrique
Segundo membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Terceiro membro da banca: Ramirez , Núria Lorenzo
Quarto membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Quinto membro da banca: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Educação, Escola e Tecnologias" do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). À luz dos critérios estabelecidos pelo instrumento VADECRIE, teve como objetivo avaliar se as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental II de um colégio estadual da cidade de Anápolis-GO apresentam indícios de criatividade. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentado em levantamento bibliográfico e na aplicação de questionários mistos. A análise dos dados revelou percepções diversas sobre a criatividade docente, indicando que, embora muitos professores reconheçam a importância de práticas inovadoras, existem desafios estruturais e formativos que limitam a expressão criativa em sala de aula. Os resultados sugerem a necessidade de investir em políticas e ações de formação contínua que valorizem e estimulem a criatividade no contexto educacional, como estratégia para tornar o ensino mais significativo e conectado às demandas contemporâneas. Pode-se perceber na pesquisa, através dos resultados, que a instituição escolar está de acordo com o VADECRIE/RIEC.
Abstract: This research is linked to the research line "Education, School, and Technologies" of the Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language, and Technologies (PPGIELT) at the State University of Goiás (UEG). In light of the criteria established by the VADECRIE instrument, it aimed to evaluate whether the teaching practices of lower secondary school teachers at a state school in the city of Anápolis-GO show signs of creativity. This is an exploratory study with both qualitative and quantitative approaches, based on a literature review and the application of mixed questionnaires. Data analysis revealed diverse perceptions regarding teacher creativity, indicating that, although many teachers recognize the importance of innovative practices, structural and training-related challenges hinder the expression of creativity in the classroom. The results suggest the need for investment in continuous training policies and actions that value and encourage creativity in the educational context, as a strategy to make teaching more meaningful and aligned with contemporary demands. The research results also indicate that the school institution complies with the VADECRIE/RIEC framework
Palavras-chave: Prática pedagógica - VADECRIE - Ensino fundamental
Criatividade - VADECRIE - Formação continuada - Ensino fundamental
Teaching practice -VADECRIE - Continuing education - Lower secondary education
Creativity - VADECRIE - Continuing education - Lower secondary education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: DIAS, Franciele Lourenço. Práticas pedagógicas criativas: percepções de professores do Ensino Fundamental II em um colégio estadual da cidade de Anápolis-GO. 2025.43f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior. Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1776
Data de defesa: 27-Mai-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancieleLDias_Dissertaçao final.pdfDissertação - IELT7,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.