Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) : [165] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A variação linguística no livro didático "Teláris", de língua portuguesa
Esta pesquisa está fundamentada na Sociolinguística Variacionista e na Sociolinguística Educacional, embasada em autores como Bortoni-Ricardo (2004;2005), Labov (2008 [1972]), Eckert (2000), Zentella (1997), que investigaram a linguagem em uso, considerando as interações entre sua organização interna e os fatores sociais e culturais que influenciam sua manifestação. Na perspectiva do ensino, mais especificamente, salientam a relação entre o uso variável da língua e as práticas pedagógicas, pr...
Educação linguística crítica de língua inglesa no Ensino Fundamental II : uma análise das plataformas externas da rede de educação pública de Goiás
Inserida na linha de pesquisa Estudos da Língua e Interculturalidade, esta investigação tem como tema a análise das plataformas externas ofertadas pela rede pública estadual de Goiás para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II, em diálogo com as perspectivas de uma Educação Linguística Crítica. A partir da minha vivência como professora da rede pública estadual de Goiás, percebi uma contradição entre o discurso presente nos documentos oficiais, que defendem uma formação voltada à...
Distopias de crítica feminista : análise das sociedades patriarcais em “O ano da graça" e "Vox”
Nas Distopias de Crítica Feminista, futuros autoritários e totalitários apresentam ambientes em que os direitos das mulheres são severamente restringidos, criando espaços sociais marcados por um controle absoluto dos corpos e das vozes femininas. É nesse cenário de opressão patriarcal extrema que as personagens femininas dos romances O ano da graça (2019), de Kim Liggett, e Vox (2018), de Christina Dalcher, buscam estratégias de sobrevivência e resistência. Essas narrativas destacam os desafi...
Concepções de discentes de letras sobre língua inglesa e seu ensino : reflexões à luz da linguística aplicada crítica
A presente dissertação tem por objetivo geral refletir sobre concepções de língua, de língua inglesa e de seu ensino que prevalecem entre discentes de um curso de Letras de uma universidade pública do interior de Goiás, analisando como essas concepções se articulam ou não às premissas de uma Educação Linguística Crítica. Para tanto, os objetivos específicos são: (i) investigar concepções de língua, de língua inglesa e de ensino de língua inglesa de discentes de um curso de Letras de uma unive...
Proficiência escritora no ensino médio : a didatização dos conhecimentos indispensáveis para a produção de um texto dissertativo-argumentativo
A produção de texto no Enem avalia a capacidade de argumentação e de escrita dos estudantes, bem como sua competência em interpretar temas atuais. Exige-se que os concluintes do Ensino Médio defendam um ponto de vista sobre questões socialmente relevantes, apresentando argumentos consistentes e uma proposta de intervenção. A aferição dessas habilidades ultrapassa o contexto avaliativo, configurando-se como um percurso formativo indispensável a todo estudante da educação básica. Nesse sentido,...
“Ser mulher é ser Xingu violentado por belo monte” : uma leitura ecofeminista do romance "Maria Altamira", de Maria José Silveira
Esta dissertação investiga, a partir do romance Maria Altamira de Maria José Silveira (2020), como a literatura constitui espaço de resistência às violências coloniais e patriarcais na Amazônia. A narrativa entrelaça corpo e território, desvelando feridas abertas por projetos desenvolvimentistas que convertem rios e florestas em zonas de sacrifício, ao mesmo tempo que cria um lugar de voz a forças insurgentes de sobrevivência. Ao centrar vozes femininas, indígenas e subalternizadas, a...
O /R/ em coda na cidade de Goiás : uma análise sociolinguística
de Goiás – GO. O estudo foi realizado com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2001; 2008[1972]; Weinreich; Labov; Herzog, 2006), que concebem a língua como parte inerente à estrutura social. Além disso, estabeleceu-se um diálogo com os estudos sobre o significado social da variação (Eckert, 2008, 2012), com o intuito de compreender como a variação do /R/ pode estar atrelada à construção de identidade social e histórica, refletindo...
Memórias de uma professora em (permanente) formação : sentipensando trajetórias performativo-discursivas e corpolíticas da profissão
Esta pesquisa, intitulada “Memórias de uma professora em (permanente) formação: sentipensando trajetórias perf ormativo discursivas e corpolíticas da profissão”, tem como objetivo conhecer e problematizar as memórias de uma docente negra e gorda acerca de s ua existência e de seus sentimentos em relação à atuação profissional, a partir da compreensão de si mesma e d as possibilidades que vislumbra para o futuro, no que se refere aos sentidos conferidos à formação e à profissão docente. ...
Educação (linguística) de crianças surdas por uma intérprete de libras ouvinte : uma autoetnografia do “gretar” por entre mundos
Nestas páginas estão registradas minhas intenções, narrativas e interpretações de vivências como professora, tradutora intérprete de língua de sinais e português (TILSP), pesquisadora e autora. Por meio das teorizações de Basoni (2022), Basoni e Merlo (2022), Fadini (2020) e S. Santos (2017) sobre a metodologia da autoetnografia, o meu registro é realizado sob o meu olhar e lugar de fala no mundo. Assim, observo os conflitos que cerceiam a figura do/a TILSP transgressor/a, que se recusa a...
“Aquela criança era o sinal, a filha não ia voltar”, representações femininas na ditadura militar ficcionadas em “O corpo interminável”, de Cláudia Lage
Esta pesquisa, integra a linha de pesquisa 2 - Estudos Literários e Interculturalidade, e tem como pressuposto as bases da pesquisa em literatura. Analisa o romance O corpo interminável, de Cláudia Lage a partir das interrelações com a ditadura militar brasileira e levando em consideração a historiografia, conjuntamente com as categorias memória e testemunho. Também analisa a participação feminina e como a literatura contribui para o não apagamento de acontecimentos traumáticos que deixaram s...
“Sou uma agulha que ferve no meio do palheiro” : rasgando territórios estéticos em "Metade cara, metade máscara", de Eliane Potiguara
Este trabalho explora a relevância da Literatura Indígena Brasileira Contemporânea, com foco na obra "Metade Cara, Metade Máscara" (2018) de Eliane Potiguara. A pesquisa discute como a autora desafia e expande os limites do território da literatura brasileira contemporânea, apresentando as múltiplas faces da escrita indígena em sua transversalidade e características fronteiriças. A escolha deste livro, entre tantos outros de autoria de mulheres indígenas, justifica-se por seu caráter ine...
Literatura e paisagem : interpretações literogeográficas da obra "Veranico de janeiro", de Bernardo Élis
A paisagem é uma categoria central para as interpretações de obras literárias que compõem a literatura regional brasileira. Neste sentido, a presente pesquisa interpreta a obra Veranico de Janeiro, publicada em 1966 pelo escritor goiano Bernado Élis, a partir das paisagens que representam a cultura, a sociedade e o sertão-Cerrado em Goiás. A aproximação entre espaço, paisagem e literatura contribuiu com os resultados desenvolvidos no decorrer do artigo, dividido em duas partes. Com foco na pe...
Estratégias de preservação do patrimônio histórico-cultural do Estado de Goiás presente no Memorial Bernardo Sayão em Ceres
A história de um povo tem muitas facetas e se delineia com o passar do tempo e na apropriação do espaço, estabelecendo tradições culturais que são edificadas e transmitidas ao longo dos séculos. Tem-se o interesse em buscar estratégias de preservação para as peças presentes no Memorial, os quais possam contribuir com a exposição a todos do acervo, rico e disponível. Assim, acredita-se que a forma mais eficaz de valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural é proporcionar à população...
O afrofuturismo no romance "O céu entre mundos" de Sandra Menezes
Esta dissertação investiga de que maneira o afrofuturismo manifesta se no romance "O céu entre mundos", de Sandra Menezes (2021; 2024), a parti r de uma perspectiva que valoriza a escrita de mulheres negras. Ao destacar a trajetória de Sandra Menezes, mulher negra e artista multifacetada atuante na literatura, na música, na dramaturgia e na representação reafirma se o papel transformador da ar te negra contemporânea na luta por justiça social, reconhecimento e pertencimento. A pesquisa ...
Educação antirracista educação linguística : revisitando estudos recentes sobre o tema
A educação antirracista é vista como sendo uma abordagem pedagógica que busca combater o racismo e promover a igualdade racial dentro das instituições de ensino. Ela vai além do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, que é obrigatório nas escolas brasileiras desde a aprovação da Lei 10.639/2003, posto que propõe a questionar e até mesmo vir a enfrentar as estruturas sociais racistas presentes em diferentes áreas, como na adoção de políticas internas que promovam a equidade r...
Educação linguística : percepções dos professores de língua inglesa do ensino médio
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores de língua inglesa do Ensino Médio em relação às tecnologias digitais no período póspandemia Para isso, será analisada a experiência dos professores da rede estadual pública em Itaberaí - GO, explorando suas práticas pedagógicas com as tecnologias digitais e identificando desafios e oportunidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e netnográfica, que adota a técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dad...
Conhecimentos previstos nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de língua portuguesa na educação básica : o gênero textual editorial como centralidade do trabalho pedagógico
O ensino de Língua Portuguesa na educação básica, conforme orientam as diretrizes curriculares nacionais (Brasil, 2017) e os estudos teóricos de referência (Geraldi, 2006; Marcuschi, 2008; Antunes, 2003), deve adotar o texto como centralidade do trabalho pedagógico. Essa perspectiva fundamenta-se na concepção bakhtiniana de que a língua se materializa em textos situados em contextos reais de uso e permite aos estudantes compreenderem-na como instrumento de interação social, e não como sistema...
Caminhos de Cora : a estética da recepção de "Poemas dos becos de Goiás e estórias mais" de 1965 a 1985
Esta dissertação investigou a recepção de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais — primeiro livro publicado de Cora Coralina — dos anos 1965 a 1985. Nosso objetivo foi compreender como essa obra, centrada nas memórias e costumes do interior goiano, foi recebida e assimilada nas duas décadas seguintes a seu lançamento. Para essa finalidade, apresentamos os fundamentos da estética da recepção e a figura do leitor, nas abordagens de Hans Robert Jauss e Wolfang Iser. Dada a discreta repercussã...
A auxiliaridade do verbo “ir” na constituição do tempo : uma descrição centrada no uso
Este trabalho tem como objetivo analisar a auxiliarid ade verbal em construções com o verbo ir, conjugado na primeira e na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Para chegar a essa pessoa verbal, foi realizada uma busca nos tempos presente e futuro do verbo em estudo para identificar os mais f requentes para análise. A fim de alcançar o objetivo deste trabalho, foram adotados os estudos da língua a partir de uma perspectiva teórica dos modelos baseados no uso, por meio d...
Análise exploratória de conectivos em redações do/para o ENEM por meio do ChatGPT
Tendo o ensino de Língua Portuguesa em foco, a presente pesquisa trata do uso de conectivos em redações. A fundamentação teórica está pautada na Lexicologia (Barbosa, 2009; Koch, 2010; Antunes, 2018) e na Linguística de Córpus (Hunston, 2022). Nosso objetivo geral é monitorar o uso dos conectivos e buscar um padrão de uso em redações para o ENEM. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) Identificar os conectivos preconizados por 4 obras de referências (Antunes, 2005; Bechara, 2018; Cunha...
- 14 Literatura
- 14 Literature
- 14 Memory
- 13 Memória
- 9 Identidade
- 9 Identity
- 8 Poesia
- . ver mais >
- 1 HISTORIA
- 1 TEATRO
- . < anterior
- 165 UEG
- 165 Dissertação
- 165 application/pdf
