Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação : [53] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
A produção acadêmica stricto sensu dos professores do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás: desenvolvimento da formação, características e perspectivas epistemológicas
Esta dissertação de mestrado é vinculada à linha de pesquisa “Trabalho, Estado e Políticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária (UnU) Inhumas, integra os projetos desenvolvidos pelo Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física (UEG/CNPq), e tem como objeto de estudo a produção acadêmica dos professores do curso de Educação Física (EF) da UEG. Trata-se de u...
Uma análise histórico-cultural sobre a percepção dos professores acerca da formação humana das crianças da educação infantil da rede municipal de Inhumas - Goiás
A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas. Intitulada, Uma análise histórico-cultural sobre a percepção dos professores acerca da formação humana das crianças da educação infantil da rede municipal de educação de Inhumas – Goiás, esta pesquisa tem suas bases fincadas no materialismo histórico-dialético, como teoria epistemológica, parte da...
Militarização de escolas estaduais goianas: faces ocultas da privatização
Esta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa de Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, tem como tema a militarização de escolas estaduais goianas, tendo como objetivo, evidencias de privatização da educação básica pública e a dicotomia público x privado no processo, por meio da entrega/transferência de gestão de escolas públicas para a Polícia Militar. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é de natureza ...
A temática gênero nos projetos de lei de mulheres parlamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (2015-2022)
A disparidade social, política e de poder entre homens e mulheres ainda é um obstáculo persistente no caminho rumo a uma sociedade mais igualitária. Apesar da garantia de igualdade de direitos estabelecida na Constituição brasileira, ainda há muito a se conquistar para alcançarmos a equidade entre os sexos/gêneros. Por isso, nesta pesquisa, investigamos a categoria gênero/sexo em projetos de lei apresentados por deputadas mulheres na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) durante as 18a e 19...
Ser professor em tempos de pandemia: uma análise histórico-cultural do trabalho docente em um centro municipal de educação infantil de Jaraguá-GO
O ano de 2020 inaugura a mais recente pandemia do século XXI, uma doença causada por uma nova variação do Coronavírus (Sars-Cov-2), a qual recebeu o nome de Covid-19. No Brasil, quase 700 mil pessoas, até o momento, foram vítimas fatais do vírus, que encontrou no país um terreno fértil para avançar, considerando as medidas tardias e pouco eficientes implementadas ao longo da crise sanitária. Os locais de maior aglomeração tiveram suas atividades encerradas. As escolas ficaram fechadas entre m...
Educação física escolar e as questões de gênero na contemporaneidade: percepções de professores/as dos anos finais do ensino fundamental das escolar municipais de Itaberaí-GO
A dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás em questão tem como objetivo a reflexão sobre as questões de gênero que atravessam diversas categorias relevantes para a formação e atuação profissional, como o corpo, as diferenças identitárias, o sistema sexo-gênero, a transgeneridade como transgressão normativa, o movimento feminista, o poder, a noção de patriarcado e binarismo, a sexualidade e as práticas pedagógicas para abordar a interseccionalidade...
Política, liberdade e autoridade: uma investigação sobre o sentido da educação no pensamento de Hannah Arendt
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Nesta investigação, considera-se que pensar o sentido da educação é pensar a condição humana, refletindo sobre as condições de possibilidade da existência e tensionando as concepções de homem e mundo, trazendo à luz as implicações ético-políticas constitutivas do fenômeno educativo. Portanto, tem-se como objetivo int...
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: historicidade e contradições
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, objetivou compreender criticamente a historicidade nas contradições da efetivação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996). O estudo foi desenvolvido a fim de responder a problemática de como o PNEDH, implementado a partir de compromissos históricos e sociais, tem sido contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O estud...
Educação e estética na obra Que é a literatura?, de Jean-Paul Sartre
Esta pesquisa foi realizada no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Inhumas, e analisa as conexões entre arte, cultura e educação, fundamentando-se na filosofia de Jean-Paul Sartre, especialmente na obra intitulada Que é a literatura?. Nosso intuito foi refletir e entender os conceitos de literatura, educação e estética. Reconhecemos a educação como um espaço que aceita e valoriza diversas formas de saberes. Além disso, defendem...
Análise discursiva da Audiência Pública do Fórum Nacional de Educação no contexto da Consulta Pública do Ensino Médio realizada no ano de 2023
A presente dissertação investiga as dinâmicas discursivas e as tensões presentes na audiência pública do Fórum Nacional de Educação (FNE), realizada no contexto da Consulta Pública, instituída pela Portaria no 399/2024, para a avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O trabalho teve como foco formações discursivas (FD) selecionadas que visavam demonstrar diferentes perspectivas acerca da Reforma. Como a Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei no 13.415/2017, gerou...
A educação matemática numa perspectiva humanizadora: limites e possibilidades
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Almeja-se compreender os limites e as possibilidades da formação de educadoras e educadores de matemática para o desenvolvimento do ensino de matemática numa perspectiva humanizadora, por meio da investigação dos conceitos e fundamentos filosóficos e epistemológicos que constituem o sentido de uma concepção de Educação...
Formação continuada dos professores na Rede Municipal de Educação de Goiânia: análise crítica da Gerência de Formação dos Profissionais - 2020 - 2024
O presente estudo faz parte do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UEG – Unu-Inhumas, na linha de pesquisa “Trabalho, Estado e Políticas Educacionais”, vincula-se ao projeto de Pesquisa “Determinações internacionais nas políticas públicas brasileiras para formação continuada de professores a partir de 2016: um estudo das orientações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE”. Ele se dedica à análise das ações formativas do GERFOR (Gerência de Formaçã...
O trabalho docente na Rede Municipal de Educação de Goiânia: análise das orientações e dos desdobramentos regulatórios do Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO AMPLIADO)
Este estudo vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Inhumas. Compreendemos que o trabalho docente é marcado pela sua ambivalência humanizadora e desumanizadora constituída e imposta pela dimensão ontológica e pela égide do capital. Nesse sentido, o controle rigoroso do trabalho docente é imposto com objetivo de aliená-lo e convencê-lo a servir às demandas mercadológi...
Os itinerários formativos no ensino médio brasileiro instituídos pela Lei nº 13.415/2017: reflexões sobre a formação humana
A presente pesquisa, intitulada de Os Itinerários Formativos no Ensino Médio Brasileiro Instituídos pela Lei nº 13.415/2017: Reflexões sobre a Formação Humana, desenvolvida na Linha de Pesquisa Estado e Políticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás – Inhumas. O estudo discute a Reforma do Ensino Médio, tendo como recorte de análise a investigação sobre os itinerários formativos que compõem a proposta da referida política. Este estud...
Estudos sobre elementos constituidores do habitus docente de professores ingressantes na Faculdade de Educação da UFG (2019-2023)
Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Inhumas, na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, investiga a constituição do habitus docente e sua interação com as expectativas institucionais na Universidade Federal de Goiás (UFG). A pesquisa parte do seguinte problema: de que maneiras elementos que expressam o habitus de professores recém ingressos no curso de Pedagogia da Faculdad...
Desigualdades sociais e educação: uma análise a partir do Programa Bolsa Família no município de Hidrolândia-GO
A pesquisa intitulada “Desigualdades sociais e educação: uma análise a partir do Programa Bolsa Família no município de Hidrolândia – GO” é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Inhumas, na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. É de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e fundamenta-se em categorias de análise encontradas do conjunto dos dados. Toma como princípio a análise crítica do t...
A implementação de escola bilíngue em Goiás: avanços e desafios
A presente dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa 2: Cultura, Escola e Formação. Esta proposta de pesquisa tem como origem uma inquietação que me acompanha por mais de 20 anos em minha atuação profissional como professora e intérprete em língua de sinais. Essa inquietação advém, em especial, da observação das dificuldades do aluno surdo em construir seu conhecimento e sua identidade linguística. Dent...
As políticas curriculares para a Educação Infantil nas escolas campesinas do município de São Luís de Montes Belos – Goiás
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), tendo como objeto de análise as políticas curriculares destinadas a Educação Infantil, nas escolas campesinas do município de São Luís de Montes Belos – Goiás. Como objetivo principal, buscou-se analisar em que sentido essas políticas curriculares, estabelecem articulação com as experiências e saberes das crianças campesi...
A universidade no contexto de avanço da instrumentalidade: o trabalho educativo em questão
A universidade como instituição atua sobre, e na sociedade em que se insere, de modo que as transformações socioculturais ocorridas ao longo da história humana, reverberam em sua trajetória. No percurso de oito séculos da sua existência, a universidade passa por modificações para atender aos desafios de cada período histórico. Os embates e conflitos constituintes de sua memória, emergem da sua persistência para conservar seu sentido e natureza essencialmente alusiva à ideia de formação humana...
A formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva na rede municipal de educação de Goiânia
A presente dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa 2: Cultura, Escola e Formação. A pesquisa apresenta a formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva e sua relevância para implementação da inclusão no ambiente escolar. A questão que norteou essa investigação foi: Quais as contribuições e desafios encontrados na formação continuada de professores que atuam na educação inclusiva na re...
- 53 UEG
- 53 Dissertação