Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1819
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A produção acadêmica stricto sensu dos professores do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás: desenvolvimento da formação, características e perspectivas epistemológicas |
Título(s) alternativo(s): | Academic production stricto sensu of the Physical Education course professors at the State University of Goiás: development of training, characteristics, and epistemological perspectives |
Autor: | Silva, Janaína Walkíria Brito e ![]() |
Primeiro orientador: | Anes, Rodrigo Roncato Marques |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Renato Barros de |
Segundo membro da banca: | Ventura, Paulo Roberto Veloso |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado é vinculada à linha de pesquisa “Trabalho, Estado e Políticas Educacionais” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária (UnU) Inhumas, integra os projetos desenvolvidos pelo Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física (UEG/CNPq), e tem como objeto de estudo a produção acadêmica dos professores do curso de Educação Física (EF) da UEG. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, aborda o tema da produção acadêmica de professores de EF, com o foco na realidade da formação em nível stricto sensu dos docentes da UEG. O problema de pesquisa é apresentado por meio da seguinte questão: Qual o atual desenvolvimento e caracterização da produção acadêmica em nível stricto sensu dos docentes efetivos que atuam no curso de formação superior em EF da UEG? A investigação buscou sustentação nos fundamentos teóricos do materialismo histórico-dialético, para construir uma análise que reconhece a produção acadêmica como expressão do trabalho humano, historicamente situado, onde repercutem as contradições da própria realidade. A abordagem de pesquisa é qualitativa, tendo como objetivo geral compreender o desenvolvimento da formação em nível stricto sensu dos professores efetivos que atuam no curso de formação superior em EF da UEG a partir da caracterização de suas produções acadêmicas (dissertações e teses) e dos fundamentos lógicos e epistemológicos que as sustentam. A formulação dos objetivos específicos contribuiu para processo de investigação e exposição da pesquisa, considerando os quatro capítulos que a compõe, propondo: analisar o desenvolvimento histórico do conhecimento científico, bem como as contradições e desafios da produção acadêmica no âmbito da universidade e da pós-graduação (PG) brasileira, em particular na área da EF; investigar dados e elementos históricos que contribuem para revelar o desenvolvimento e a caracterização do curso de EF da UEG e dos professores efetivos que a ele estão vinculados; compreender o desenvolvimento da produção acadêmica (dissertações e teses) dos professores efetivos do curso de EF da UEG, considerando a análise acerca dos vínculos com áreas de conhecimento, temas, fundamentos lógicos e epistemológicos, e pressupostos gnosiológicos e ontológicos que as sustentam. A análise foi realizada considerando a amostra representada por 44 dissertações e 22 teses, produzidas por professores que atuam em uma das quatro UnU da UEG onde há o curso de EF –ESEFFEGO, Quirinópolis, Itumbiara e Porangatu. Pelo estudo e leitura das produções foi possível apreender que a formação em nível stricto sensu dos professores do curso de EF da UEG requer maior avanço, especialmente no doutorado; a formação tem ocorrido predominantemente na Região Centro-Oeste e no Estado de Goiás; a produção acadêmica tem sido concluída em diversos programas de pós-graduação (PPG), vinculados às diferentes áreas de conhecimento, resultando em pesquisas que tratam de diferentes temas. No aprofundamento da investigação, buscamos nos fundamentar na sistematização da Matriz Epistemológica, e estabelecemos como recorte a análise de 07(sete) teses que evidenciaram tratar sobre a EF, a fim de apreender os fundamentos lógicos e epistemológicos que têm caracterizado tais produções. Os resultados evidenciaram a presença de uma diversidade epistemológica, com 03 (três) teses fundamentas no materialismo histórico-dialético, 02(duas) articuladas ao pensamento pós-moderno, 01 (uma) cor- respondente ao positivismo e 01 (uma) orientada pela fenomenologia. Entre essas 07 (sete) teses as principais temáticas investigadas foi epistemologia, formação profissional e mundo do trabalho. Com relação à concepção de ciência e EF sustentada nessas produções, ressaltamos maior rigor e clareza nas teses que se fundamentam nos pressupostos gnosiológicos e ontológicos do materialismo histórico-dialético. |
Abstract: | This master's thesis is linked to the line of research "Work, State and Educational Policies" of the Graduate Program in Education (PPGE) of the State University of Goiás (UEG) - University Unit (UnU) Inhumas, integrates the projects developed by Corpo e Mente - Research Group on Training and Professional Intervention in Physical Education (UEG/CNPq), whose object of study is the academic production of teachers of the Physical Education (PE) course at UEG. It is bibliographical research, addressing the issue of the academic production of PE teachers, with a focus on the reality of training at the stricto sensu level of UEG teachers. The research problem is presented through the following question: What is the current development and characterization of academic production at the stricto sensu level of effective professors who work in the higher education course in PE at UEG? The investigation sought support in the theoretical foundations of historical-dialectical materialism, to build an analysis that recognizes academic production as an expression of human work, historically situated, where the contradictions of reality itself have an impact. The research approach is qualitative, with the general objective of understanding the development of training at the stricto sensu level of effective teachers who work in the higher education course in PE at UEG, based on the characterization of their academic productions (dissertations and theses) and the fundamentals logical and epistemological principles that support them. The formulation of specific objectives contributed to the research process and exposition of the research, considering the four chapters that compose it, proposing: to analyze the historical development of scientific knowledge, as well as the contradictions and challenges of academic production within the scope of the university and postgraduate studies. Brazilian graduation (PG), particularly in PE; investigate data and historical elements that contribute to reveal the development and characterization of the PE course at UEG and the effective teachers who are linked to it; understand the development of the academic production (dissertations and theses) of effective professors of the PE course at UEG, considering the analysis of the links with areas of knowledge, themes, logical and epistemological foundations, and epistemological and ontological assumptions that support them. The analysis was carried out considering the sample represented by 44 dissertations and 22 theses, produced by professors who work in one of the four UnU of UEG where there is the PE course –ESEFFEGO, Quirinópolis, Itumbiara andPorangatu. Through the study and reading of the productions, it was possible to apprehend that the training at the stricto sensu level of PE course teachers at UEG requires greater progress, especially at the doctoral level; training has occurred predominantly in the Midwest Region and in the State of Goiás; academic production has been completed in several postgraduate programs (PPG), linked to different areas of knowledge, resulting in research dealing with different topics. In deepening the investigation, we sought to base ourselves on the systematization of the Epistemological Matrix, and we established as a cut the analysis of 07 (seven) theses that showed to deal with PE, in order to apprehend the logical and epistemological foundations that have characterized such productions. The results showed the presence of an epistemological diversity, with 03 (three) theses based on historical-dialectical materialism, 02 (two) articulated to postmodern thought, 01 (one) corresponding to positivism and 01 (one) guided by phenomenology. Among these 07 (seven) theses, the main themes investigated were epistemology, professional training and the world of work. Regarding the conception of science and PE sustained in these productions, we emphasize greater rigor and clarity in the theses that are based on the epistemological and ontological assumptions of historical-dialectical materialism. |
Palavras-chave: | Formação Produção acadêmica Formation Academic production; |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação |
Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação |
Citação: | SILVA, Janaína Walkíria Brito e. A produção acadêmica stricto sensu dos professores do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás: desenvolvimento da formação, características e perspectivas epistemológicas. 2025. 294 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1819 |
Data de defesa: | 30-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
[Dissertação] Janaína Walkíria Brito.pdf | Dissertação de Mestrado em Educação | 3,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.