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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1816
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Militarização de escolas estaduais goianas: faces ocultas da privatização |
Título(s) alternativo(s): | Militaryzation of goianas state schools: hidden faces of privatization |
Autor: | Chagas, Ana Paula Borges ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Miriam Fábia |
Primeiro coorientador: | Carvalho, Renata Ramos da Silva |
Primeiro membro da banca: | Alves, Miriam Fábia |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Renata Ramos da Silva |
Terceiro membro da banca: | Alves, Thiago |
Resumo: | Esta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, na linha de pesquisa de Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, tem como tema a militarização de escolas estaduais goianas, tendo como objetivo, evidencias de privatização da educação básica pública e a dicotomia público x privado no processo, por meio da entrega/transferência de gestão de escolas públicas para a Polícia Militar. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é de natureza qualitativa de tipo documental e se realizou a análise das seguintes fontes: decretos, portarias, termos de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Educação do Governo de Goiás e do Comando de Ensino da Polícia Militar, bem como o regulamento interno dos CEPMG. Metodologicamente se fez análise de documentos e legislações que implementaram e organizaram dos Colégios Estaduais da Polícia Militar (CEPMG), buscando indícios de privatização do público no processo de militarização de escolas estaduais. Para fundamentação teórica desta pesquisa nos reportamos a autores/teóricos que nos subsidiam para a compreensão das seguintes categorias: público-privado e privatização do público alicerçamos nossa discussão a partir das obras de Peroni (2021), Adrião et al (2009;2016), Adrião (2018) e Adrião e Domiciano (2021). Para a discussão sobre neoliberalismo e neoconservadorismo recorremos as obras de Apple(2003), Dardot e Laval(2016), Freitas (2018), Brown (2019) e Miranda(2020) e para subsidiar a discussão sobre o processo de militarização da educação em Goiás contamos com as obras Alves, Toschi e Ferreira(2018), Santos e Cara(2020), Alves e Oliveira(2020), Alves, Reis, Silva Santos e Ferreira(2021) e Alves, Santos e Bordin(2023). Deste modo a pesquisa apontou que o processo de militarização das escolas estaduais em Goiás apresenta indícios de uma forma específica de privatização de educação pública. |
Abstract: | This dissertation developed in the Postgraduate Program in Education at the State University of Goiás, in the line of research on Work, State and Educational Policies, has as its theme the militarization of state schools in Goiás, with the objective of providing evidence of privatization of public basic education. and the public x private dichotomy in the process, through the handover/transfer of management of public schools to the Military Police. From a methodological point of view, the research is of a qualitative, documentary nature and the analysis of the following sources was carried out: decrees, ordinances, terms of technical cooperation between the State Department of Education of the Government of Goiás and the Military Police Teaching Command, as well as the internal regulations of the CEPMG. Methodologically, an analysis was made of documents and legislation that implemented and organized the State Military Police Colleges (CEPMG), looking for signs of privatization of the public in the process of militarization of state schools. For the theoretical foundation of this research, we refer to authors/theorists who support us in understanding the following categories: public-private and privatization of the public. We base our discussion on the works of Peroni (2021), Adrião et al (2009;2016), Adrião (2018) and Adrião and Domiciano (2021). For the discussion on neoliberalism and neoconservatism we use the works of Apple(2003), Dardot and Laval(2016), Freitas (2018), Brown (2019) and Miranda(2020) and to support the discussion on the process of militarization of education in Goiás we have the works Alves, Toschi e Ferreira(2018), Santos e Cara(2020), Alves e Oliveira(2020), Alves, Reis, Silva Santos e Ferreira(2021) and Alves, Santos e Bordin(2023). In this way, the research showed that the process of militarization of state schools in Goiás presents signs of a specific form of privatization of public education. |
Palavras-chave: | Colégio Militar Goiás Público-privado Privatização do público Public-private Privatization of the public Military School |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação |
Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação |
Citação: | CHAGAS, Ana Paula Borges. Militarização de escolas estaduais goianas: faces ocultas da privatização. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1816 |
Data de defesa: | 1-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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[Dissertação] Ana Paula Borges Chagas.pdf | Dissertação de Mestrado em Educação | 4,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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